segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Crescimento da EaD.


Vou comentar um pouco sobre a Educação a Distância no Brasil, que era um modelo meio desacreditado que não tinha tanta procura no mercado e hoje temos um grande aumento na demanda.  Para João Mattar “a idade média do aluno da EaD (mais de 30 anos) é mais avançada do que na educação presencial”, sendo que frequentemente quem procura esse modelo são pessoas que trabalham e não tem tempo para fazer uma graduação presencial, optando por fazer os cursos EaD pela praticidade e flexibilidade no ensino.

Atualmente esta crescente demanda pela EAD encontra apoio nos avanços tecnológicos que caminham lado a lado ao desenvolvimento do ensino, trazendo a facilidade para aluno, que pode acessar seus cursos de qualquer lugar no Brasil, usando um computador, celular ou tablet. Esse foi mais um fato que aumentou a procura da Educação a Distância.

Segundo Maia e Mattar (2007), “entre as instituições que, hoje atendem o maior número de alunos a distância em nosso país, destacam-se a Universidade de Brasília (UnB) – que no ano de 2006 tinha mais de 75 mil alunos matriculados -, a Universidade Norte do Paraná (Unopar) – que chegava a quase 70 mil alunos matriculados – e a Universidade Luterana do Brasil (UI-bra) – que passava de 50 mil.”

Podemos perceber que, segundo reportagem do correio do estado, o governo também esta interessado em investir na EAD e atender 600 mil alunos em cursos de graduação e especialização a distância até 2014, sendo meta do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário